Manjar de Coco com Calda de laranja-azeda

Há tempos não me animava a fotografar. Os equipamentos ali na mochila, o tripé no canto da sala. E eu desviava pelo outro lado do salão para não me dar de cara com eles. Às vezes arrastava a mochila de um lado para outro, como se fosse uma caixa de tralhas sem uso.

É incrível como a gente se convence de que a vida, para ser boa de verdade, tem que ter entusiasmo em tudo aquilo que se faz. Que fazer tudo com amor, signifique estar sempre disposto, disponível e à disposição, do que quer que seja. E a realidade é que minhas fibras são bem menos resistentes do que eu gostaria.

Eu flutuo em ciclos, eu oscilo em ondas, e eu nem sempre sou legal comigo. Ainda que eu esteja aprendendo aos 37 anos, como eu funciono e negociando constantemente comigo mesma. A vida solitária nas montanhas parece fácil. E é. Difícil é ter que conviver comigo mesma, às vezes.

Mas então, na sexta, a inspiração voltou. Como se do nada, um golpe me tomasse. Me animei a abrir a despensa e tirar os mantimentos das estantes. No sábado, foi dia de manjar. No domingo, de bolo de fubá. Terça-feira, pesto. Carreguei as baterias da câmera. Ajustei as lentes. Fiz um carinho nelas. Tive saudades. É através delas que meu mundo fica mais bonito.


Fiz um manjar de coco na sexta-feira à noite, para desenformar no sábado. Adoro manjar, detalhe: sem muito amido, mas numa consistência boa para desenformar firme e fazer bonito. A calda de damascos com água de laranjeira é boa, mas o sabor floral da versão libanesa me cansa um pouco. Meu coração é do tradicional português, com calda de ameixas secas, que tem gosto de festa de domingo na casa das tias.

Em casa, não tinha nem damascos, nem ameixas. Tinha uma jarra de doce de laranja-azeda do Gabriel. Um almibar delicioso, translúcido e âmbar, que escorreu feito joia líquida sobre a alvura do manjar de coco. A tradição ficou para outro dia. A gente pôde se deliciar com o sabor do improviso.


Manjar de Coco com Calda de laranja
Manjar de Coco com Calda de laranja
Manjar de Coco com Calda de laranja
Manjar de Côco com calda de laranja
Manjar de Coco com Calda de laranja
Manjar de Coco com Calda de laranja
Manjar de Coco com Calda de laranja
Manjar de Coco com Calda de laranja

Manjar de Coco com Calda de laranja-azeda

Um manjar de coco com uma calda diferente e improvisada.

  • Rendimento: 10 - 15 porções

  • Tempo de Preparo:

  • Tipo de Prato: sobremesa

Ingredientes

para o manjar

  • 400ml de leite de coco
  • 200ml de leite integral
  • 1/3 de xícara de chá de açúcar cristal- 70g
  • 6 colheres de sopa de maisena - 55g
  • 1/2 xícara de chá de coco ralado - 50g

para a calda

  • 1 laranja-azeda
  • 2 xícaras de chá de açúcar cristal

Modo de Preparo

para o manjar

  1. Dissolva a maisena no leite.
  2. Coloque numa panela o leite de coco, o leite com o amido dissolvido e o açúcar.
  3. Leve ao fogo baixo, misturando sempre, por uns 10-15 minutos.
  4. Quando começar a engrossar e ferver, apague o fogo e continue misturando sempre. Utilize um fouet, para não empelotar. O creme deve ficar numa consistência de mingau mole.
  5. Adicione o coco ralado e misture bem.
  6. Despeje numa forma untada com óleo e deixe esfriar.
  7. Leve à geladeira por umas 8 horas.
  8. Desenforme.

para a calda

  1. Tire a casca (mas preserve um pouco da parte branca), retire o excesso de pele dos gomos, e corte a laranja em pedaços grandes.
  2. Leve para cozinhar em fogo baixo, por cerca de uma hora, cuidando para a calda não queimar, e chegar numa consistência de calda.
  3. Deixe esfriar.
  4. Coar 1 xícara de chá da calda e leve à geladeira.
  5. Escorra sobre o manjar na hora de servir.
Imprimir & PDF